Blog do Pastor

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Domínio próprio, Fruto do Espirito Santo

"Fomos chamados para ser livres. Mas, não deixemos que essa liberdade se torne uma desculpa para que os desejos
humanos nos dominem. Pois os Fruto do Espírito é Domínio Próprio." Gálatas 5. 13 e 23

Também chamado de Temperança ou Moderação, o Domínio Próprio é o controle sobre nossos próprios desejos e
paixões. Para os casados isso inclui a fidelidade aos votos o casamento. Para os solteiros é a pureza, o
controle sobre a imoralidade.

O ensino da Palavra de DEUS sobre o Domínio Próprio é bem claro, além de extenso. O escritor da carta de Tiago
fala que todos nós tropeçamos em muitas coisas. Mas, se conseguimos controlar a nossa língua somos capazes de
refrear todo o nosso corpo.

A moderação do servo do Senhor no falar também é requerida no pensar. O Profeta Jeremias nos adverte para
lavarmos de nosso interior toda malícia e tirarmos de nosso meio os maus pensamentos. É o ensino do nosso
Mestre, Jesus, de que do oração, isto é do nosso interior, procedem os maus pensamentos: assassinatos,
adultérios, prostituição, falso testemunho e blasfêmias.

A Bíblia também está recheada de advertências contra o descontrole na bebida alcoólica. O sábio escritor do
livro dos Provérbios fala que devemos nos afastar dos beberrões, e que as bebidas misturadas levam a feridas
sem causa e a brigas e queixas.

O controle sobre a bebida também se estende aos excessos na comida. O Apóstolo Paulo diz que nosso descontrole
nessas áreas pode fazer nosso irmão ou nossa irmã tropeçar, ou escandalizar- se ou ainda enfraquecer- se.

Mas, e se não conseguimos exercer o Domínio Próprio sobre essas áreas de nossa vida, o que fazer? Realmente, as
paixões, os descontroles, os excessos fazem parte da natureza humana decaída por causa do pecado.

Precisamos constantemente nos lembrar que a nossa velha natureza está morta, mas não enterrada, Vamos
carregá-la conosco até o fim de nossa existência aqui na terra. Somente por nosso Senhor Jesus Cristo, nosso
Libertador, é que vamos alcançar a vitória sobre o nosso velho "eu". É esse o Fruto que o Espírito Santo quer
produzir em nós.

"Seja a vossa MODERAÇÃO conhecida de todos. Perto está o Senhor." Filipenses 4.5

Graças a DEUS porque em Jesus Cristo somos mais do que vencedores, por Ele, que nos amou!!

Glória a Ele, pelos séculos dos séculos. Hoje e sempre.

Pr. Ezequias Costa

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]



<< Página inicial